Apertem os cintos, torçam para que o dr. McCoy não vomitem em vocês e se segurem porque lá vem mais umaaaaaaaaaaaaaa...
Isso aí. Espero que os óculos de grau de vocês estejam bem posicionados nos seus narizes, porque essa daqui é sobre nossos livros preferidos.
Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver
(escolha da Gabi)
Precisamos Falar Sobre o Kevin é o livro mais irritantemente bom de todos os tempos. Ok, não é um livro que você pega e lê tranquilamente, é bem complicado e, bem provavelmente, nunca teria terminado de ler se não fosse pelo fato de eu ter socado o dedo do pé numa pedra em Cabo Frio e não ter mais nada pra fazer. Mas, acredite, o final compensa. É todo formado pelas cartas de Eva, a mãe de Kevin, para Franklin, o pai, e mostra o que ela sente em relação à sua vida, seu papel de mãe, enfim, sobre tudo. É fantástico!
Chocolat, de Joanne Harris
(escolha da Isa)
Primeiro: essa lista foi a mais difícil da história do WLN. Segundo: estou sendo muito injusta ao escolher esse livro, me sinto desrespeitando a Jane Austen! Mas não consigo escolher um livro dentre os seis, então resolvi falar sobre Chocolat. Conheci o livro através do filme e me apaixonei pela história de Anouk, Vianne, Roux... A autora, Joanne Harris, é francesa mas mora na Inglaterra e carregou pros seus livros muitas lembranças da sua infância na França e o seu amor pela comida, pelos cheiros e pela atmosfera meio mística que tinha em família. Uma das suas características mais fortes é a habilidade incrível para descrições (você quase sente o cheiro do chocolate enquanto folheia o livro!) e a elaboração de personagens complexos e apaixonantes. Apesar de achar o filme ótimo, é no livro que a narrativa tem mais profundidade e o melhor desfecho. Recomendo!
A menina que roubava livros, de Markus Zusak
(escolha da Laís)
(foto por tienslefil)
A Bells já comentou - e muito bem, essa danada - sobre esse livro em um post tempos atrás, o que quer dizer que vocês que acompanham o blog já devem estar familiarizados com ele, se ainda não o leram. A questão é: relembrar esse livro nunca é demais. A narração dele é uma das que mais me encanta até hoje e a maldita é tão boa que faz os leitores simpatizarem até com A Morte, narradora do livro - e, mesmo com ela adiantando coisas que irão acontecer posteriormente no livro, você simplesmente não consegue parar de ler (e de se emocionar, pelo menos comigo). É, no mínimo, um livro apaixonante. E uma última nota da sua narradora: Os seres humanos me assombram.
Antes de morrer, de Jenny Downham
(escolha da Laura)
"Antes de Morrer" foi o livro que mais me marcou e inclusive foi tema do meu primeiro post aqui no blog. Ele consegue fazer chorar e te acordar sem ser apelativo, consegue fazer rir sem usar piadinhas idiotas. A linguagem é simples, mas não é boba. Os personagens são complicados, cheios de traços muito marcantes e passam aquela sensação que todo mundo quer ter ao ler um livro: a de fazer parte da história e sentir o que eles sentem, como se você fosse alguém muito próximo. Gosto de cada palavra, cada linha e até do final que, como o livro todo, também não cai no clichê e nem se dá ao trabalho de ser feliz. Jenny Downham, obrigada por esse presente.
Série Harry Potter, de J. K. Rowling
(escolha da Mariana)
Confesso que cogitei a hipótese de colocar outro livro aqui, mas, felizmente, uma luz me iluminou (lumus?) e decidi pela única série de livros que mudou a minha vida: Harry Potter. Muitos dizem que a série é moda e coisa e tal, mas eu só posso achar que somente uma pessoa que nunca foi à Toca diria isso. Harry Potter não mudou só a minha vida, mudou uma geração. Milhares e milhares de crianças (hoje jovens adultos como eu) esperaram pela carta de Hogwarts ao completarem 11 anos. Milhares e milhares de fãs choraram com o “fim” da série, mas quem não é trouxa sabe que Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley e cia. nunca estiveram tão vivos quanto hoje. No coração de cada um que acompanha a vida desses personagens (eu preferiria dizer amigos mas temos trouxas lendo isso aqui) há dez anos como eu e tantos outros muita coisa pode acabar esse ano. Mas Harry Potter é pra sempre.
É isso aí, meu povo. Se divirtam no resto de férias e rezem por mim, que estarei tostando no sol de Búzios por uma semana...
(e se você acha que eu estou falando isso como se fosse algo bom, você está muy enganado, mas enfim).
Câmbio e desligo!
(gifs feitos pelas maravilhosas gringas do tumblr. I don't know who made those ones - if you do, tell me so I can credit!).
OH GOSH, obrigada por me lembrar que esse ano tudo termina com Harry Potter, e, sim meus olhos estão cheios de lágrimas ): Mas, ok, A menina que roubava livros conseguiu uma coisa que eu jamais havia presenciado, entrei na sala e vi, ninguém mais, ninguém menos, que o querido senhor MEU PAI, se debulhando em lagrimas, e não foi diferente comigo, quando meu tio me perguntou se eu estava doente de tanto que eu chorava. Não li nenhum dos outros 3 livros, mas irei, promessa de nerd.
ResponderExcluirE pra finalizar gostaria de deixar registrado que meu livro preferido é *tensão* Clube da Luta! Tcharam, (como se ninguém soubesse do meu fascínio pelo livre, filme, personagens, autor, leitores, temática, e tudo o que cerca Fight club.
Nossa, mandaram muito bem nesta Nerd List!!
ResponderExcluirAdorei ler o que vocês acham sobre os livros que eu já li( e ver que acham o mesmo que eu!!) e sobre os que eu ainda quero ler. Já disse aqui o quanto "A menina que roubava livros" me emocionou. A série "Harry Potter" também mudou a minha vida. Sou louco pra ler "Precisamos falar sobre o Kevin" e "Antes de morrer", desde quando li os posts que os indicavam como leitura, ainda vou lê-los um dia desses. Aliás, o post sobre este último foi o primeiro que eu li no "WLN" e desde então visito o blog frequentemente e me divirto muito.
Até mais!!
" Sou louco pra ler "Precisamos falar sobre o Kevin" e "Antes de morrer", desde quando li os posts que os indicavam como leitura, ainda vou lê-los um dia desses. Aliás, o post sobre este último foi o primeiro que eu li no "WLN" e desde então visito o blog frequentemente e me divirto muito."
ResponderExcluir*-*