"Tudo se transforma em Alvorada nessa cidade que se abre para o Amanhã"
Quando a ideia do diário de bordo surgiu, eu pensei comigo: "que coluna legal, pena que eu não vou escrever nela nunca" (/drama). É que, apesar de amar uma viagem, eu nunca viajo. Nunca mesmo. Mas depois de muito planejar e combinar e pesquisar etc eu finalmente fiz uma viagem legal, muito legal, que eu sempre quis fazer: fui pra Brasília! É isso mesmo, queridos amigos, viajei com a minha amiga @c_gamarano para a cidade dos Candangos e fiquei na casa dos queridos amigos @ramnlopes e @filipe_rl (eles vão entender a piadinha).
O que tenho a dizer de Brasília é que vale muito a pena! A cidade impressiona mais a cada metro que se anda e os lugares tem o diferencial daquilo que foi bem pensado, planejado. Uma palavra que tem tudo a ver com Brasília é escala: tudo é grande, ou tem formas inusitadas ou se revela uma coisa diferente dependendo do ângulo. Você volta para casa achando tudo apertado, quadrado demais... Outra impressão forte de Brasília tem a ver com as pessoas. Por mais que exista gente do Brasil inteiro por toda parte, tanto vivendo quanto visitando, é difícil perceber uma manifestação individual, alguém com roupas estranhas, ou com comportamentos típicos. A única coisa que parece diferenciar as pessoas é o sotaque.
Antes de começar, direi algumas coisas sobre Brasília, só pra contextualizar:
1- Foi idealizada por JK, na década de 50, e foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
2- Diferente do que a maioria das pessoas pensa, não foi o Niemeyer quem projetou Brasília. O urbanista responsável foi Lúcio Costa, que era brother do velhinho e pediu que ele projetasse a maioria das obras que se encontram no plano piloto.
3- O ar é seco, mas seco, mas muito seco mesmo.
4- A capital também é chamada de BSB. A origem da sigla é meio obscura, mas li em algum lugar que, por convenção, a cidade era mencionada assim nos telégrafos. Aí pegou (e não adianta mentir, porque eu sei que você pensou em Back Street Boys!)
5- As pessoas andam a 100 km/h no centro da cidade (e isso é possível pq uma única via em Brasília tem a largura das três vias da Rio Branco de JF juntas)
A viagem
Os micos da viagem começaram no aeroporto! Entramos em filas erradas, andamos o Galeão de ponta a ponta para achar o portão de embarque nacional, tentamos embarcar com objeto proibido (os palitinhos de fondue, que poderiam tirar a vida de alguém com a maior facilidade). Dentro do avião, tentamos (sem sucesso) entender o encarte com as instruções de o que fazer em caso de emergência e comemos os deliciosos 20 amendoins que a Gol distribuiu.
1º dia
Chegamos, lanchamos e zzzzzzzzzz
2º dia: Esplanada dos Ministérios
No primeiro dia de passeios, fomos nos lugares clássicos. Catedral Nacional de Brasília, Museu da República, Congresso Nacional, Biblioteca Nacional, Teatro Nacional, Praça dos Três Poderes e passamos pelo Itamaraty, pelo STF, Palácio do Planalto e Palácio da justiça (esses últimas não estavam abertos para visitação na terça).
3º dia: Zoológico, Park Shopping e Exposição Titanic
Na exposição do Titanic não podia tirar foto, mas é claro que não podia faltar a pose Jack/Rose no painel da frente (O ticket da exposição era um "cartão de embarque". Ele vinha com o nome e com a classe de um dos passageiros do navio e no final você podia ver se ele tinha morrido ou não. A minha sobreviveu o//). Para fechar a noite com mais mico, teve a Carol disparando um alarme da exposição.
No Park Shopping ainda teve excursão pela Fnac (= Isadora perdendo a linha)
No Park Shopping ainda teve excursão pela Fnac (= Isadora perdendo a linha)
4º dia: Parque das Águas, Feira do Paraguai, Casa Park e Pontão
Fizemos picnic no Parque das Águas, fomos na feira do paraguai (uma feira enorme com tudo que você pode imaginar) e depois fomos almoçar no Casa Park (um shopping inteiro só de lojas de decoração *-*). Comprei um monte de canecas na Tok & Stok
O Pontão foi um dos lugares que mais gostei. É difícil explicar o que ele é, porque em Juiz de Fora, por exemplo, não existe um lugar como ele. É como se fosse um parque aberto com vista pro lago, deck, algumas árvores, muito cantinhos gramados e lugar para caminhar. Além disso tudo, tem alguns restaurantes muito bonitos e algumas lojas. É como se fosse uma orla, mas em vez de mar, tem lago artificial.
5º dia: Teatro Nacional, Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Torre de TV
6º dia: Pier 21
O Pier 21 é o Alameda de Brasília: poucas lojas, praça de alimentação e cinema. Encontramos com os Juizforanos de Brasília, comemoramos meu aniversário no Pizza Hut (sem deixar de pagar mico, porque com a gente é assim) e cinema. O mico ficou por conta do parabéns pra você remixado que uns 7 funcionários da pizzaria cantaram pra mim quando foram entregar o "sunday do aniversariante"
7º dia: Palácio do Planalto, Itamaraty, STF e Igreja
Domingo era dia de visitação nesses 3 lugares (a desculpa é de que nos dias de semana tem muita gente trabalhando. A gente acredita...). Fiquei impressionada com tudo! Até na sala da Tia Dilma a gente entrou...
À noite, fomos à 3ª Igreja Batista de Brasília e, depois de um culto muito legal, jogamos algumas partidas de Perfil 4.
8º dia: Volta para casa
Despedida, arrumação de mala e mais atraso no Aeroporto.
Para finalizar o post, quero agradecer IMENSAMENTE ao casal mais lindo do Universo, Ra e Filipe, que receberam a gente lá e por vezes nos deixaram constrangidas de tanto carinho e atenção! Foi tudo maravilhoso!
Um beijo pra todos vocês, amigos nerds do meu Brasil
See ya!
Isa, adorei seu post!
ResponderExcluirNão só pq é algo que vc sempre fez muito bem... mas pq ele me transportou pra aquela semana que foi muito especial para mim e para Ra.
ESTAMOS COM SAUDADES! Quando será o retorno? rsrs
A propósito, vc esqueceu de dizer no post quem foi o grande campeão do perfil...
Bjos
Filipe
Essa viagem foi inesquecível! E quero deixar bem claro que não fui a única a pagar micos nessa viagem.
ResponderExcluirIsa, você só esqueceu de falar da nossa guia louca no Itamaraty.
E quero enfatizar o agradecimento ao casal mais lindo do Universo. Vocês são incríveis!
Foi IRADO!
Isa, como sempre de PARABÉNS!!!
ResponderExcluirGosto muito do blog e esse post foi super especial pra mim! Você soube resumir o que vivemos e fiquei com vontade de fazer vários comentários sobre seu texto.
Quando quiser voltar será um prazer recebê-la! (Pode até trazer alguém do WLN! rs)
Beijos,
Ra ou @ramnlopes.
Me deu vontade de passear novamente em BSB! Abração aos meus amigos de Brasília. Saudades!
ResponderExcluirBjo, Isa.
Renato.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirIsa fico feliz por vc ter curtido tanto esta viagem. Se Deus quiser, poderemos lhe proporcionar outros momentos como este. Quem sabe na Inglaterra né? Só que lá não vai ter o carinho da Raíta e do Felipe...
ResponderExcluir