1 de julho de 2013



O post que venho por meio deste difundir entre vocês é meio notícia velha, mas a intenção não é mostrar novidade mesmo, é quase um desabafo musical.
Ontem à noite, esperando meus downloads de Grey's Anatomy terminarem, comecei a ouvir discos antigos e me deparei com um dos melhores da história da humanidade: Parachutes, o primeiro disco do Coldplay.


E aí comecei a pensar sobre a cena musical de hoje em dia. Tem muita coisa boa, mas me vi numa nostalgia monstruosa e percebi que esse disco é como uma ode aos tempos que não voltam mais. Em meio a esses tempos em que nos vemos numa profusão de enfeites musicais e foco no inovar, numa era em que artistas como a própria banda que gerou o Parachutes esqueceu de suas raízes, é muito bom voltar aos anos 2000 de vez em quando.
Assim, o post de hoje traz dez motivos baseados nesse único disco que dizem a você: "ei, relembre dos seus discos preferidos dos anos anteriores."

10. Don't Panic

O disco começa irônico, criticando o mundo atual. Todo artista é ativista hoje em dia, todo mundo quer levantar a bandeira de alguma coisa. Eu vejo Don't Panic como a bandeira de um mundo um pouquinho melhor, uma bandeira contra tudo isso, mas mascarada. Eu gosto de coisas não escancaradas.

9. Shiver

Por ser uma música baseada em arrepios, por uma pessoa que pede que a outra preste atenção nela e pelo refrão que dá vontade de gritar no topo do mundo.

8. Spies

Parachutes é o meu disco preferido pra ouvir em viagens.Toda vez que o escuto, consigo ver a janela do ônibus embaçando, eu me agarrando ao meu casaco pra me esquentar, as pessoas dormindo em volta. Spies especialmente traz as luzes douradas borradas do lado de fora da janela que vão sumindo conforme o sono vai me dominando.

7. Sparks

Quando a gente pensa em amor, a gente costuma pensar em grandes gestos. Eu não acho que amor seja isso. Amor é um negócio que surge das coisas mais simples e é nas coisas mais simples que a gente consegue enxergá-lo. Sparks é, pra mim, a maior música de amor de todos os tempos exatamente por causa de sua simplicidade.

6. Yellow

Vocês sabiam que Yellow foi considerada uma das cinco músicas mais bonitas do mundo? Foi por causa dela que eu conheci Coldplay e passei a amar imediatamente. Eu sei que ela é a mais batida de todas, mas eu não consigo deixar de derreter com cada verso dela.

5. Trouble

Existem algumas músicas que despertam aquele famoso pensamento de "meu Deus, essa pessoa estava dentro da minha cabeça quando escreveu essa música?" e essa sou eu toda vez que vejo que alguém ficou mal por minha causa. Te juro que já passei por muitas noites, chorando e ouvindo essa música, querendo abraçar o Chris Martin, porque ele totalmente got me.

4. Parachutes

Essa música é a verdadeira bandeira contra a megalomania da atualidade. Ela não foi escrita hoje, ok, então obviamente não foi pensada pra isso, mas, gente, ela tem quarenta e quatro SEGUNDOS. Quer dizer. E você mal consegue ouvir outra coisa além de o Chris Martin cantando. Eu sinto tanta falta de coisa simples de verdade.

3. High Speed

High Speed parece sangrar cada vez que toca. E não é por nada não, mas eu acho ela ainda mais politizada do que as muitas músicas do Legião Urbana e Cazuza que vocês resolveram ressuscitar. Tá, tem aquele negócio que as pessoas andam falando muito hoje em dia de que a gente interpreta demais as coisas e que, muitas vezes, o cara nem queria dizer aquilo e a gente fica inventando moda. Eu não to nem aí, a visão é minha, eu falo o que eu quiser.

2. We Never Change

Eu acho esse disco uma grande declaração de amor se você quer saber. Mas daquelas bem boas. Eu acho que poucas músicas chegaram num nível de sinceridade que essa toca. Lembra do I wanna hold your hand, dos Beatles, que mostrava que segurar a mão da pessoa amada poderia significar muito mais do que muitas coisas supervalorizadas? Pois bem. Leia os versos a seguir, porque eles têm a mesmíssima ideia:

I want to live life, and never be cruel
And I want to live life, and be good to you,
And I want to fly, and never come down,
And live my life, and have friends around.

1. Everything's Not Lost

É engraçado como algumas coisas não mudam na nossa vida. Eu lembro da primeira vez que ouvi essa música. Lembro que era ela que eu ouvia todo dia antes de dormir quando tudo estava afundado até o pescoço na lama. Hoje em dia, ela continua sendo uma das poucas músicas monstras que exercem esse efeito sobre mim. Fecha o disco definitivamente com chave de ouro brilhante e gloriosa.

Antes que você feche a janela, pensando que perdeu um grande tempo da sua vida, lendo um post sobre nada, eu só quero dizer mais uma coisa: eu não desprezo as produções de hoje em dia, longe disso, gosto de muita coisa nova. É só que às vezes eu sinto falta de bandas deixando um lado mais simples aparecer, porque nem sempre um montão de efeito que vai fazer um disco ser bom e, frequentemente (mais pra uns que pra outros), é bom só sentar e ver um lado mais delicado da vida, em que não tem gente estressada buzinando na sua cabeça, chefe berrando ou namorada te odiando.
Beijo, gente, bom início de semana procês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário