2 de maio de 2013

                Uma banda americana de indie rock acaba de financiar seu primeiro disco de estúdio com o dinheiro arrecadado dos fãs numa plataforma de crowd funding. Comum, né? 2013 é o ano das bandinhas financiadas por fãs. E é o ano também das bandinhas pseudo-indies cujos integrantes viraram paus-mandados de gravadora. Será que 2014 dará continuidade a essa realidade? Será? Será? Só o tempo dirá.
                Porém, sempre há a exceção que prova a regra. E, de todo mundo que eu tentei ouvir, parece que essa exceção é a banda A House for Lions.

                A A House for Lions tinha tudo para passar batida: uma banda indie em Los Angeles? Fazendo crowd funding? “Que coisa mais 2012”, diriam alguns. Mas, nesse caso, não se resume a apenas isso. Afinal, qual banda mistura o “indie rock” com o soul, o folk, o country, o alternativo, entre outros? Qual banda criou sua própria plataforma de doação na internet, sem precisar recorrer aos comunzinhos, tipo Kickstarter, IndieGoGo ou PledgeMusic? Sim, isso mesmo, meu caro e sabido leitor.
                Com influências que incluem Radiohead, Springsteen e Beck, a A House for Lions criou um som que é até mesmo difícil de definir. É rock? É folk? Tem elementos de country? Remete aos anos 90? Tudo junto. E isso é um dos aspectos mais interessantes do grupo, principalmente tendo em vista esse mercado enfiado no rockzinho sintetizado e sem atrativos que é tão comum hoje em dia. E não é só de mistura de gêneros que vive a banda, não: as músicas são leves, saudavelmente pegajosas, de um jeito que te coloca para dormir e, por que não, balançar o esqueleto.

                Enquanto as outras bandas tentam usar plataformas já conhecidas para se financiar e se promover ao mesmo tempo, o que chamou a atenção das pessoas nesse caso foi que eles conseguiram atingir seu objetivo usando apenas o Ignitiondeck, um simples plug-in do WordPress e um vídeo legal, em que eles entrevistam algumas crianças e pedem para elas guardarem dinheiro para doar para eles. Só isso.

                Com isso, alguns singles e um brilhante EP de estreia (I Want Us to Be Remembered), a A House for Lions caiu nas graças do L.A. Times, da Billboard, do Gary Lightbody (da Snow Patrol), entre outros. Com o dinheiro arrecadado, a banda contratou o produtor Tom Biller, que é ganhador do Grammy e já trabalhou com Silversun Pickups, Jon Brion, Fiona Apple, Elliott Smith, Sea Wolf, Karen O, Warpaint, e mais. Eles, inclusive, já terminaram de gravar o CD, é só esperar uns dias para saber mais.
                Enquanto isso, você pode curtir o EP e os singles no SoundCloud da banda ou abaixo, no player emprestado do mesmo site. Ou, se você tiver condição, entrar no BandCamp da banda e comprar as músicas (três delas estão disponíveis para baixar de graça, hein).

                E aí, nerds? Gostaram? Se sim, comentem. É muito mais fácil e satisfatório escrever quando nós temos um reconhecimento direto, positivo ou não. Muito obrigado por lerem até aqui e paz no coração para todo mundo, amém. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário