26 de setembro de 2012

                De todas as bandas/cantores de que você gosta, quantos você conheceu pela internet? Muitos, não é? Hoje em dia, é muito mais fácil atingir um público através da rede do que pela TV ou pelo rádio, graças à rapidez e ao cada vez maior acesso à web. Por isso, muitos artistas preferem o auxílio de redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube para divulgar seus projetos, e o último fenômeno criado dessa forma foi a grudenta e insistente “Call Me Maybe”, da canadense Carly Rae Jepsen. Porém, o assunto de hoje é a Banda Tópaz.

                A Tópaz surgiu em 2003, na cidade de Cachoeirinha (Rio Grande do Sul), criada por quatro amigos de infância. Desde então, já lançou três discos independentes, crescendo mais com cada trabalho. O primeiro álbum, “Outra Direção”, foi lançado em 2007, com as participações do Lucas, da Fresno, do Thiago Pedalino, da Ramirez, e do Malásia, da Ultramen. Três anos depois, saiu o “III” (“terceiro”), que foi acompanhado por músicas de trabalho de certa visibilidade, como “O Maior Idiota do Mundo”, sucesso no MySpace, e “Notas de Rodapé”, uma das mais tocadas em rádios gaúchas. O último lançamento da banda aconteceu nesse ano e se chama “Onze Nós”, disponível para download gratuito no site oficial do grupo. Com o novo álbum, outro hit, agora no Youtube: dessa vez, o clipe da música “Se For Pra Tudo Dar Errado”.
                O som da banda desperta o interesse de qualquer um: é simples e contagiante, sem apelar para melodias chiclete nem batidas eletrônicas. Além disso, não tem um gênero definido, provavelmente graças ao ecletismo entre os integrantes da banda; são muitas influências, entre as quais pop, rock e indie, e não há nenhum estilo que abranja todas.
                Outro aspecto interessante das músicas são as letras; atualmente, as bandas brasileiras contrapõem-se quanto ao approach que dão à sua escrita: algumas são simples, repetitivas e banais, enquanto outras se esforçam na complexidade do vocabulário e no uso de metáforas e acabam por dificultar a compreensão do ouvinte. As letras da Tópaz estão num gracioso meio-termo: são completamente despidas de pretensão, além de suas metáforas despertarem o interesse (tanto que eles explicam algumas das letras em seu canal no Youtube).
                Enfim, não é à toa que o sucesso da Tópaz cresce cada dia mais, até porque eles trazem o tão aguardado aumento de qualidade em relação a outras bandas similares (e que aparecem bem mais na mídia, infelizmente).
                Aproveitem a onda e baixem o CD "Onze Nós" no site oficial da banda. Vocês também podem fazer uma pergunta para eles, quem sabe? Até mais, nerds!



Nenhum comentário:

Postar um comentário