“Now it seemed everyone wanted to know the answer to one question: who was Banksy?”
Poucas pessoas conhecem seu rosto e provavelmente ninguém vai descobrir quem ele é tão cedo. Ele concorreu ao Oscar no anonimato e mostra sua arte nos lugares mais inusitados. Enquanto seus pais acham que o filho de (possivelmente) 37 anos trabalha como pintor e decorador, Banksy escala prédios, invade museus e acaba com o bom humor da segurança da Disney. O mais próximo que temos dele é alguém de moletom largo e voz distorcida, além de algumas suposições.
Começando sua carreira por volta dos anos 90 na cena underground de Bristol, Inglaterra, Banksy já espalhou seus stencils por paredes, pontes e ruas de várias partes do mundo. A combinação de humor negro com várias críticas ao governo e à sociedade o transformou em um dos maiores artistas da atualidade e o mistério que o envolve só aumenta a curiosidade das pessoas e consequentemente, sua visibilidade.
Arte feita no muro da Cisjordânia
Seu trabalho foi chamado de vandalismo e apagado diversas vezes. Hoje, diante do sucesso, votações para a permanência (ou não) das pinturas nas ruas foram feitas online e os prefeitos de algumas cidades já disseram que não apagarão nenhum trabalho feito por ele. Suas obras são vendidas por milhares de dólares e vários pedaços de concreto com elas já foram arrancados de muros para serem leiloados na internet.
Se Banksy consegue fazer algo ainda melhor que chocar, é provocar. Já pendurou obras próprias em vários museus (incluindo o British Museum, que só notou a pedra após três dias e uma ajuda de Banksy em seu site), fez um milhão de libras com o rosto da Princesa Diana e teve que parar a distribuição quando percebeu que as pessoas conseguiam comprar coisas com as notas, pintou um elefante real com 12 litros de tinta de pele infantil e o colocou em sua exposição, fazendo referência à expressão “elephant in the room”, "matou" uma cabine telefônica em tamanho real e a colocou em Londres, substituiu 500 CDs da Paris Hilton por outros feitos por ele e colocou uma réplica inflável de um prisioneiro de Guantánamo ao lado de um brinquedo da Disney. Acharam muito? Pois é, só citei algumas coisas.
Peça colocada no British Museum
Nota com a Princesa Diana. Detalhe para o "Banksy of England"
O elefante pintado na exposição "Barely Legal"
A cabine telefônica, posteriormente vendida por 550 mil dólares
CDa da Paris Hilton, com faixas como "Why Am I Famous?"
Prisioneiro de Guantánamo inflável ao lado do Big Thunder Mountain Railroad, na Disney
Além de seus trabalhos nas ruas e suas exposições, Banksy lançou um livro chamado "Wall and Piece", fez a capa do CD “Think Tank” do Blur e uma abertura (polêmica, claro) para os Simpsons no ano passado.
Em 2010, o documentário “Exit Through the Gift Shop” foi lançado, contando a história de um cinegrafista amador que, tentando fazer um filme sobre Banksy, acabou virando artista e seu amigo. O documentário concorreu ao Oscar e a produção do evento tentou encontrar Banksy por vários dias, além de deixar claro que, caso ganhasse, o diretor não poderia mandar alguém receber a estatueta em seu lugar. Adivinhem só quem era o diretor. Isso mesmo. O prêmio não foi ganho, mas com certeza ele daria seu jeito. Afinal, nós estamos falando do Banksy.
nossa, muito bom, sério!
ResponderExcluirjá tinha visto varios trabalhos, mas não sabia quase nada sobre o Banksy! :)
nhom nhom ja tava achando o post além de DIGNÍSSIMO, quando no final tu ainda me posta o link pro Exit Through the Gift Shop AI AI JA POSSO TE AMAR??
ResponderExcluirPura dignidade...
ResponderExcluirtop 5 dos melhores textos deste site.
ResponderExcluir"pintou um elefante real com 12 litros de tinta de pele infantil". eu entendi certo?
ResponderExcluirSeus lindo <3
ResponderExcluir-
Sim, Bruno OIHASSOHISHISAOHISAHIOA Pelo menos é o que foi dito no documentário... Algumas instituições protetoras de animais falaram que não era tinta pra pele infantil, e sim outras usadas pra pintar madeira e papel. Eles até conseguiram que o elefante ficasse na exposição sem nenhuma pintura, mas acho que o Banksy nunca se pronunciou...
Muito bom este post!
ResponderExcluirEsse post ta muito legal! Quando a Laura foi soltando uns spoilers comigo, não esperava que fosse ficar tão bom assim.
ResponderExcluirO Banksy é o tipo de artista que exalta a arte, não a si próprio. Valoriza o que realmente deve ser valorizado e não utiliza de auto promoção pra isso, além do talento inegável, deve ser por isso que suas obras são tão legais *-*
Cara, com certeza um dos posts mais interessantes que eu já li, muito bom mesmo!
ResponderExcluirE pensar que tão pouca gente tem informação sobre um cara tão genial desse... Muito obrigado Laura!
Igor Jr.