10 de abril de 2011

Super Nintendo Entertainment System



Quem nasceu entre 1985 e 1995 provavelmente teve acesso a uma das maiores obras de arte da sociedade contemporânea, o console que vendeu mais de 50 milhões de unidades no mundo todo, que me trouxe diversão por muitos e muitos dias tendo uma qualidade gráfica de apenas 16-bit. Eu falo do Super Nintendo.

Super Nintendo e Super Famicom

Em 1990 a Nintendo lançava no Japão, o sucessor do console Famicom (equivalente ao nosso Nintendinho), e Super Famicom, e adivinhem só o nome que ele ganhou no lado ocidental. Dadas as modificações no visual do “brinquedo”, ele chegou à América no ano seguinte e superou as vendas do Mega Drive, da sua concorrente SEGA.

A primeira vez que eu vi um eu era pequeno demais pra poder jogar, mas eu me lembro que era numa festa de aniversário do filho de alguma amiga da minha mãe, a fase era a 01 - 02, eu olhei aquilo e disse “o que é isso?” e alguém me respondeu “é Mario.”, meu encanto pelo visual daquilo foi tanto que eu fiquei sentado vendo os garotos o resto da tarde que passei lá.

Acho que foi em 1997 quando eu ganhei o meu SNES, que veio com Super Mario World, que por muito tempo foi meu único jogo. Mesmo eu ainda sendo jovem demais pra saber jogar, eu sempre tentava e me contentava em morrer enquanto meu primo avançava pela ilha dos dinossauros.

Quando estava na primeira série do ensino fundamental eu descobri a coisa que salvou mais cinco ou seis anos da minha infância: a locadora de jogos. Naquela época não havia pirataria e games sempre foram caros no nosso adorado país, a única solução era alugar. E assim tive oportunidade de conhecer jogos incríveis e que são referencia até hoje, como Bomberman, Megaman X, Super Metroid, Super Mario Kart, Mortal Kombat, Super Mario RPG, Donkey Kong Country, Super Star Soccer (e a versão brasileira Ronaldinho Soccer 97, com a inconfundível narração), Top Gear, The Legend of Zelda – A Link to the Past e mais tantos outros que eu poderia listar (mas já estou bem atrasado com este texto).

 
Às vezes eu tiro meu SNES do fundo do armário, limpo um pouco da poeira e perco uma ou duas tardes nele, e posso dizer com certeza que ele está na lista dos meus 5 melhores amigos da infância e não precisou se esforçar pra isso.

3 comentários:

  1. Queria eu ainda ter o meu SNES ): E tinha 3 jogos (Mário, Donkey Kong, Top Gear) mas era a pessoa mais feliz do mundo .____. Queria saber que fim ele levou ):

    ResponderExcluir
  2. Super Nintendo = melhor videogame que existe.

    ResponderExcluir