30 de setembro de 2010

 

   Olá, você, companheiro nerd. Hoje, nesta linda coluna, eu vou falar de política. Sim! As eleições estão aí e você não achou, realmente, que o WLN deixaria essa data passar em branco, achou? 
  Pois bem, antes que você feche correndo essa maravilhosa aba do seu rapidíssimo navegador, eu esclareço: eu vou falar de política; não de políticos. Não vou dizer aqui qual candidato é a melhor opinião pra ganhar o seu voto. Eu vou te mostrar a importância do voto e o que você pode fazer para que ele valha à pena.
   Todo mundo sabe que no Brasil, pessoas com 16 ou 17 anos podem votar sem a obrigatoriedade imposta às que têm 18 ou mais. Eu votei com 17 anos pela primeira vez e não me arrependi. Hoje em dia, os eleitores que têm entre 16 e 25 anos representam quase 20% do total segundo o TSE. Agora eu me pergunto, com todo esse poder em nossas mãos, por que não fazemos nada? O fato de podermos votar aos 16/17 anos só aumenta as chances de fazermos um futuro e um presente melhor para o nosso país. 
   Depois de pensar um pouco, decidi fazer uma pequena pesquisa em meu colégio com os alunos do ensino médio e o resultado me assustou: em um total de 215 alunos com 16 e 17 anos, somente 33% deles irão votar. Penso que chegou a hora de revermos nossos conceitos sobre política, não?
   Talvez você seja uma daquelas pessoas que pensam que um voto não faz diferença. Bom, você está enganado. E mais enganado ainda você está se acha que o seu dever de cidadão responsável acaba depois que você aperta “confirma”. O cidadão responsável pesquisa a vida e as ações políticas dos possíveis candidatos antes de votar e, se o escolhido for eleito, acompanha todas as ações de dito cujo enquanto representante do povo. Por exemplo (e é um exemplo “exemplar”, creio eu), se essas dicas tivessem sido seguidas, Fernando Collor de Melo (sim, o único presidente a sofrer impeachment na história do Brasil) não teria sido eleito como Senador pelo estado de Alagoas em 2007. Ou então, o povo saberia que Antônio Palocci (ex-ministro da fazenda no Governo Lula) é chefe da campanha eleitoral da candidata Dilma Roussef e cotado para assumir o antigo posto caso a mesma vença as eleições. Palocci, se você não sabe, foi demitido do cargo de ministro por estar envolvido no escândalo do mensalão. 
   Você, jovem como eu, pode sim mudar essa situação. É só escolher bem o candidato que irá nos representar por mais quatro (ou oito anos no caso dos senadores). Não se deixe enganar por políticas de “pão e circo” (lembra-se da Roma Antiga?) como jogos olímpicos, copas do mundo, vendas de ações e bolsa família. O Brasil pode ser a 8ª potência econômica, mas se encontra na 75ª posição do IDH (índice que mede o desenvolvimento humano de um país e a desigualdade social do mesmo). Se você tem o poder, a força (oi, He-Man), porque não usá-la para melhorar seu país? 
   Pense bem, pesquise, favorite o Google e faça dele seu melhor amigo. Nós temos todas as ferramentas ao alcance de um clique; cinco minutos sem “Colheita Feliz” não vão te matar, vão? E lembre-se, seu voto é para uma população. Quem vota pensa no coletivo, não em si mesmo.
   Para finalizar, deixo vocês com o vídeo do Felipe Neto. É bom ser direto às vezes, não?



Por Mariana.


P.S.: Colaboração gigantesca da Isa com a pesquisa. Obrigs, amigs. 

5 comentários:

  1. Vocês são do IBOPE?
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Só uma observação, querido Felipe Neto, não são só 4 candidatos à presidência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano, o Palocci saiu do governo por quebra de sigilo de um caseiro. O do mensalão foi o José Dirceu.
    Mas, de qualquer forma, temos que votar direito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, parabéns não só pela coluna, que além de estar muito bem escrita, fornece informações preciosas para quem assim como eu, irá votar esse ano pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gente!!
    Nossa, adorei o post Mariana.
    Parabéns, você é muito engajada. Isso é bom!!
    Votar é algo realmente muito importante. Meu comentário tá atrasado mas tá valendo pro sugundo turno. Tem um site, que eu achei bem legal e que pode ajudar caso haja dúvidas em quem votar, pra quem não conhece é este aqui: www.meuvoto2010.org. Bem, ele é válido mas não é a única fonte para pesquisar sobre o seu candidato, então, lance mão de tude o que puder pra ter certeza absoluta em quem você vai votar.
    Aaaah, gostei muito da descrição de cada integrante do blog no staff, muito criativo e singular, vocês são uma gente muito interessante.
    Abração.

    ResponderExcluir