Boa tarde, nerds!
Bom, primeiramente a nossa equipe pensou em fazer essa coluna pelo fato de que nós, seres pensantes, estamos quase mergulhando, se isso lá for possível, em mil vestibulares, gabaritos, rezas e oferendas para sermos aprovados, todas essas coisas que o último ano da escola e o início da faculdade (pelo menos na teoria) nos reservam. E então temos que fazer aquela escolha, a bendita escolha da carreira que teremos que seguir pelo resto das nossas vidas. Para algumas pessoas ela está muito clara (como para mim, amém), mas para outras, a única coisa certa é a cabeça que não para de girar. Chega a época em que paramos e nos questionamos se seremos capazes de suportar aquela profissão por todo o sempre, porque vocês sabem como somos, certo? Enjoamos das coisas com uma facilidade incrível. Aparece também o medo do arrependimento e todas as preocupações possíveis, todas contribuindo para que passemos alguns meses somente com isso em nossas cabeças. Pois é, pensamos nisso tudo. E por isso, em cada edição do We Like Nerds você vai encontrar alguém falando sobre uma profissão, qualquer profissão que possa ser interessante a esse seu cérebro nerd e cheio de interrogações. E hoje eu vou falar de Publicidade e Propaganda. Não me pergunte por que, já que esse nem é o curso que eu pretendo fazer. Mas vamos ao assunto.
Pois então, para quem não sabe, a Publicidade é uma carreira que está relacionada à divulgação de produtos, criatividade e até mesmo a sensibilidade. A divulgação de produtos é um fato, já que até o nome do curso menciona isso, mas e quanto à criatividade e sensibilidade? Não, não é aquela frase de inspiração e transpiração que mais parece coisa de propaganda de desodorante. Óbvio que uma dose de força de vontade não faz mal a ninguém, mas essas são as duas características “básicas” pra você poder no mínimo se destacar no mercado. A sua criatividade vai ser exigida o tempo todo, seja para criar uma campanha que se destaque entre milhares, seja para sair à frente nesse mercado que está cheio de coisas, boas e ruins. E é aí que entra a sensibilidade, pra “conquistar” um cliente e fazê-lo confiar no seu trabalho, para perceber coisas que muitas vezes te darão uma ideia original. Isso tudo porque esse trabalho realiza algo realmente bobo: apenas movimenta o mercado inteiro.
Depois disso, se você decidir se tornar um (a) publicitário (a), poderá trabalhar criando campanhas, e isso vai desde criar nomes para empresas até produzir artigos de divulgação, como panfletos, outdoors, jingles e outros.
Na grade básica desse curso, encontram-se matérias como Economia, Sociologia, História da Arte, Estatística, Direito Básico, Antropologia, Redação Publicitária, Computação Gráfica, Fundamentos do Marketing e a boa e velha Língua Portuguesa, todas elas de alguma forma trabalhando e incentivando a sua criatividade.
Aqui vai uma lista de prós e contras dessa profissão, começando pelos prós.
- Maiores oportunidades, já que a Publicidade é uma das maiores indústrias do mundo.
- Liberdade de criação: suas próprias ideias criarão um material diferenciado, que se reconhecido trará novas oportunidades para sua carreira.
- Grande variedade de empregos: agências de Publicidade, empresas, acessoria de imprensa e trabalhos online, em blogs e sites.
- Um bom salário, tendo como média R$ 2.800,00.
Contras:
- Mercado saturado, o que implica uma grande concorrência. O que não é um contra muito grande, considerando que quase todos os mercados hoje em dia estão saturados.
- Grande parte do seu tempo tomado por clientes exigentes e perfeccionistas, o que exige além de tudo muita paciência. Coisas da profissão.
E se você ainda tem dúvidas, eu encontrei um teste: “você tem certeza de que quer fazer Publicidade? Clique aqui e faça-o!
Então é isso, pessoas. Espero ter feito desse post algo não muito chato que talvez possa ajudar vocês um pouquinho. Se quiserem mais informações, Google, já sabem né?
Por Laura.
Esse artigo é ótimo pra quem ainda tá na dúvida; porém, apesar de ser uma área muito procurada por nerds, não é uma coisa que todo mundo pensa em fazer. Pode ser também que essas pessoas leiam agora e comecem a pensar, mas... enfim, mucho bueno! :)
ResponderExcluirAdorei o texto Laura... Acho que ajudou muito para quem está pensando fazer Publicidade.
ResponderExcluirEu gostaria de já saber que curso irei prestar, é realmente muito difícil ter que escolher o que vou fazer para o resto da minha vida né? :S
Nem combinou comigo, que pena! Tô tão perdido!
ResponderExcluirBom texto!
Não é a minha praia, mas gostei do texto.
ResponderExcluirEspero que falem da carreira de Químico, o que "pretendo" fazer. :D