15 de julho de 2013



Moda + Cinema

Que saudade de escrever uma coluna de moda pro WLN! Estava pensando esses dias em qual coluna eu ia escolher e não teve jeito, resolvi fazer o que eu sempre faço: pegar um tema que eu gosto e relacionar com cinema!
Quando tava pesquisando para escolher os filmes, fiquei até entediada. Não tinha um post de blog que não citasse O diabo veste Prada, Sex and the city, Becky Bloom... Então resolvi fazer uma seleção mais diversificada, deixando esses filmes mais conhecidos de fora e pegando outros que, apesar de não fazerem uma referência direta a estilistas ou marcas, têm a moda como personagem, como parte importante das caracterizações e do enredo.
Vamos aos escolhidos:

1) An Education
























Acho esse filme um primor! Enquanto fazia a lista, foi o primeiro que me veio à cabeça. Além da direção de arte, que é impecável e já bastaria para esse filme aparecer aqui, a moda é uma linguagem nesse filme, tão importante quanto o roteiro e as câmeras. É uma maneira clara de mostrar a mudança da personagem principal ao longo dos acontecimentos e para introduzir o “novo mundo” que David apresenta para a Jenny.


















2) 500 Days of Summer























Não aguento mais colocar esse filme em listas. Não dá pra negar que, dos filmes queridinhos dos indies, 500 dias com ela é o mais bem acabadinho. O figurino da Summer virou catálogo das moçoilas com seus milhares de vestidos acinturados, meias-calça e cardigans. E é realmente uma pena que não haja tantos rapazes querendo fazer cosplay de Tom.













































3) A Single Man


Tinha como esse filme não aparecer nesse post? O diretor é ninguém mais, ninguém menos que nosso amigo estilista Tom Ford! Eu ainda arrisco dizer que mesmo se a gente não tivesse essa informação seria fácil perceber que alguém que realmente entende de moda estava no comando. Dá pra ver que o figurino foi milimetricamente pensado e que as cores não foram escolhidas aleatoriamente em nenhuma cena. A contextualização também é das mais perfeitas que eu já vi (o filme se passa na década de 60).

















4) Coco before Chanel


 Já seria suficiente dizer que o filme é sobre a Coco Chanel, mas como se não bastasse, é um filme sobre a Coco Chanel com a Audrey Tautou que passa por um pouquinho de cada fase da vida do maior nome da moda de todos os tempos, desde os figurinos de menininho, passando pelas listras e pela influência navy, até os taillers que são a marca registrada da grife até hoje. É para sair do cinema inspirada...















5) Atonement 







Acho que eu nunca vi um figurino causar tanto escândalo na vida real quanto o vestido da Keira Knightley em Desejo e Reparação. Não é pra menos. A cada minuto que passa você deseja ser transportado para a década de 30 (e ser tão magra como a Keira Knightley pra poder usar aquelas saias lápis e os decotes infinitos nas costas).














6) Ruby Sparks


Sou suspeita pra falar de Ruby Sparks porque sabia que ia me apaixonar assim que vi o cartaz. Imagino que o figurino tenha sido um dos maiores desafios do filme, já que ele precisava ser condizente com a “imaginação” de um escritor nerd que muito provavelmente não entende nada de roupas femininas. Pra quem não sabe o plot do filme, eu explico melhor: Ruby Sparks, uma das personagens de Calvin, resolve sair do plano da imaginação e aparece vivinha no apartamento dele enquanto ele escreve um romance. A estratégia dos figurinistas foi abusar dos vestidos e das meias-calças coloridas para ela e, para ele, os clássicos do nerd-indie-americano-de-vinte-e-poucos-anos: suéter, camisa aberta de botão e óculos redondinhos.















É isso, pessoal!
See you all later :)
xoxo

Um comentário:

  1. Como um eterno paga-pau (existe essa gíria em JF?) de Dias com Summer, eu faço uns cosplays de Tom. Porém, algumas diferenças, numa versão mendiga e com aversão total a ternos feat. camisa por dentro da calça. Além do mais, sem a peça fundamental no look do Hansen: A zoei de xanel

    ResponderExcluir