16 de agosto de 2012



Para o terror dos jovens que achavam que este blog se resumia apenas em mostrar gente bonita e músicas decentes, hoje eu e meu companheiro Bruno (conhecido por vocês como o nosso garboso Guru do Amor™ da famigerada coluna Aposto um Queijo) falaremos sobre as duas versões de um dos jogos que marcou nossas infâncias: ALADDIN!

Enquanto eu discorrerei sobre o jogo no Mega Drive, meu comparsa nos contará o que acha do da versão SNES. Tudo isso, é claro, na esperança de fazer você terminar de ler o post morrendo de vontade de jogar.

Tem alguma sugestão de jogo que podemos abordar nessa coluna maravilhosa? Diz pra gente nos comentários - mas antes disso, corre e clica no Continue Lendo!

é hoje que a cobra vai fumar pro lado do Jafar
eu sou muito boa em rimas, putz



MEGA DRIVE
uma review trazida até vocês por euzinha, Laís

O jogo Aladdin para o Mega Drive foi desenvolvido pela Virgin Interactive  e foi apresentado Sega lá em 1993 - mesmo ano que essa que vos fala chegou ao mundo. COINCIDÊNCIA??? SERÁ????. 

Aí você pensa: ah, Aladdin... Aquele filme maravilhoso da Disney, onde um órfão maltrapilho que rouba comida para sobreviver supera as dificuldades, manda um leve caô para a princesa porque está perdidamente apaixonado por ela, salva o sultão, derrota o vilão, liberta um gênio... Tão bonito!

vejam só vocês! Enquanto os guardas empunham espadas, ele só se safava com um pãozinho!


Bom, obviamente que o jogo virou e disse "AH, É? BOM, FUCK YOU VERY MUCH, PORQUE OLHA SÓ..."
NOSSO ALADDIN VAI EMPUNHAR UMA SENHORA ESPADA

VAI PULAR EM CIMA DE CAMELOS INDEFESOS

E, POR QUE NÃO, TAMBÉM HUMILHAR ALGUNS GUARDINHAS DESPINDO-OS DE SUAS ROUPAS ANTES DE PASSAR A FACA NELES.

É claro que esse jogo é ÓTIMO, porque o que mais te proporcionaria tacar maçãs nos guardas E andar por aí com uma espada que só Deus sabe onde ele arranjou? Violência gratuita é comigo mesmo. Além de nos dar essa oportunidade deliciosa, antes de iniciar o jogo, ainda nos mostram essa tela para nos situar sobre os itens que iremos encontrar:

Deus te pague
Agora falando (mais) sério: a história do jogo é bem fiel ao filme - tirando a parte de que o Aladdin tem uma ESPADA, claro, mas isso só foi feito para deixar as coisas mais interessantes. Bom, tudo começa com o nosso herói pelas ruas e pelo mercado do Agrabah, fugindo dos guardas e fazendo um parkour doido.

quando ele não tá sendo perseguido, arranja um tempinho pra te entreter com um malabarismo de maçã

ele também entretém os guardas do jogo com suas maçãs, só que JOGANDO NA CARA DELES (sim, você pode fazer isso se não estiver perto o suficiente para passar a faca nele e ele, por sua vez, pode te cortar em pedacinhos)

Assim que você completa o nível e passa ileso por Agrabah, você vê pela primeira vez A MELHOR TELA DE "LEVEL COMPLETE" DE TODOS OS TEMPOS:

HAHAHAHAHAHAHAHAH FELIZAÇOS

Aliás, para vocês que estavam sentindo falta do Abu, o macaquinho amigo do Aladdin: ele aparece nos bonus levels no final de determinadas fases caso você consiga pegar o "Abu Bonus Level" durante o jogo.

ATÉ O ABU TEM UMA ESPADA, CARA HAHAHAHAHA PUTZ, QUE INFÂNCIA MARAVILHOSA QUE EU TIVE

Entre cada fase, nós temos a chance de jogar a ROLETA DO GÊNIO (esse é o nome que eu dou, galera, desculpa), que nos dá a oportunidade de tentar ganhar uma vida e outros itens decentes, como maçãs. MAS É CLARO, ÓBVIO E EVIDENTE que também tem a CARA DO JAFAR com um "LOSE!" escrito embaixo que aparece de dois em dois segundos para te ferrar e acabar com a sua auto estima. Nem preciso dizer que eu sempre tirava ele.

VEM TENTAR, SEU TROUXA

Na segunda fase, o jogo começa a ficar mais empolgante: assim como o filme, Jafar descobre que precisa de Aladdin para entrar na Caverna das Maravilhas (sim, aquela com a cabeça gigante de tigre) e pegar a lâmpada mágica. Logo, ele se disfarça de um velho caquético e o contrata pra correr pelo deserto atrás da metade daquele escaravelho feito de ouro mágico que permite a entrada na Caverna.

mas olha só que senhor confiável

Nessa fase, também começamos a perceber as sutilezas de um legítimo jogo da Disney. Por exemplo:

 Um pateta de bobeira em uma das pilastras e orelhas de Mickey casualmente num varal, já que são claramente necessárias num DESERTO. Also: reza a lenda que, se você parar exatamente embaixo delas, ganha um vida...






Claro que depois de achar a primeira parte do escaravelho mágico, vem a próxima fase que se passa nos telhados (!) de Agrabah, onde, como disse o velho-que-na-verdade-é-o-Jafar, você tem que achar um ladrão MUITO DO PORRETA que está com a outra metade do escaravelho.

 olha a cara do cretino

Essa fase já é mais complicadinha; você precisa encontrar algumas flautas para conseguir encantar serpentes e voar em cordas.

 É, é isso mesmo

Quando você consegue o escaravelho de ouro mágico, a coisa fica feia. Mais inimigos vão aparecendo, além dos guardas do palácio; o pior deles, sem dúvida, são as porcaria dos morcegos que chegam VOANDO NA SUA FUÇA e te fazem ir perdendo preciosos segundos e tempo de vida. E, claro, quando você morre, a tela que aparece é essa:

mas eu amo tanto a Disney, gente

Passando pelos cenários do filme, o Aladdin precisa escapar do calabouço, ir até a Caverna das Maravilhas, finalmente encontrar a lâmpada mágica e escapar da profusão de lava que corre atrás dele, uma fase clássica que NÃO TEM CHECKPOINTS e te faz passar um ódio incrível. Uma parte dela é percorrida à pé e, a outra, em cima do tapete.

num tá fácil pra ninguém


Depois disso, as fases vão aumentando a dificuldade e, quase enlouquecendo, você passa pela fase dentro da lâmpada do Gênio (e você aí, pensando que ele ia facilitar as coisas? JAMAIS), pelo palácio do Sultão e pelo palácio do Jafar, onde o BIG BOSS é ele mesmo e você só consegue usar as maçãs contra ele, enquanto o desgraçado te atrai e se transforma naquela cobra gigantesca que cospe fogo. Bem sutil.

Nem preciso dizer que esse jogo foi um marco da minha infância, né? E nem é a toa - os gráficos foram (e até hoje são) memoráveis, e ainda tem os detalhes bem humorados e inteligentes que caracterizariam os demais jogos da Disney (oh yes, bitches, ele foi o primeiro jogo do Mega Drive que teve a co-produção com os Estúdios Disney). E, é claro, também temos a trilha sonora! Durante todo o jogo, você tem ao fundo  o som das músicas do próprio filme Aladdin, cada qual coerente com sua fase e que te deixam ainda mais ~~no clima~~.

Em resumo? É uma delícia de jogar, ótimo pra passar o tempo e dá um banho daquela nostalgia boa. Recomendadíssimo.


p.s.: Eu, aproveitando essa greve, OBVIAMENTE baixei esse jogo pra tentar FINALMENTE zerá-lo. É com muito orgulho que vos digo que CONSEGUI! 

SÃO TANTAS EMOÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SUPER NINTENDO
escrita por ninguém menos que Bruno Varoto

Enquanto isso na terra do bigodudo, a tarefa de produzir um game para o Super Nintendo Entertainment System ficou com a Capcom (famosa por produzir trocentos jogos que você amava na infância porém as continuações de hoje em dia são um lixo tipo Megaman e Resident Evil), e seguindo os padrões da Nintendo, a violência deveria estar em níveis muito baixos, quase zero. Qual foi a conclusão disso: nada do herói usar espadas (tá ok, até na animação ele já é o batman do oriente médio), pulos sobre camelos, ou cuecas dos guardas. A partir de agora nosso amigo torna de seus pés, a suas armas.

É clara aqui a ideia de desenvolver um produto voltado para os mais novinhos, visto a dificuldade deveras pequena, sendo possível um jogador comum terminar a história sem ver a tela de continues nenhuma vez (uma pena, pois foi muito bem desenhada por seja lá quem foi que desenhou as telas do jogo)



Fiel ao filme, começamos no térreo de Agrabah, e o objetivo básico é chegar ao fim da fase com o máximo de diamantes coletados.


Aladdin bolado diz "Chupa Assassin's Creed" ao mostrar que há quase 20 anos ele já fazia altas acrobacias pra desviar de guardas.

Depois de pegar esse papel de pão, você adquiri o poder de ~~planar~~ pelas fases, um aventureiro completo esse moço.


Os baús guardam itens importantes como este aí que te dá um coração de energia a mais ou um escaravelho que sai voando e precisa ser pego para que você tenha acesso ao bônus do Gênio após completar a fase.


O escaravelho voa pelo ambiente enquanto Aladdin e Abu só se preocupam em executar o seu Air Break Dance.

A partir da terceira área começamos a ter abismos na fase (agora dificultou de verdade heim), e na quarta área  vem o primeiro chefe de estágio (erro da Capcom: não ter colocado mais chefes de estágio).

Mas é um garanhão mesmo né.

Na próxima fase já estamos na Caverna das Maravilhas, dividida em 2 áreas é onde as coisas começam a esquentar.

Como é bom fazer amigos, não é mesmo?

Agora temos a fase mais difícil de todo o jogo, cheia de lava as duas áreas são ecumênicas (é como eu chamo chamava aquelas fases em que o cenário vai se movendo e não tem como voltar. Ecumênico porque ela "vai comendo") cheias de desespero e tensão, sendo uma delas voando no tapete!



Depois disso temos a fase do Gênio que é baseada naquele momento do filme que o azulão dá uma demonstração de seu poder, logo após vêm o estágio extra que não se existe no filme e provavelmente só foi colocada pro game durar pouco mais de 30 minutos, e é nela que damos de cara com um sujeito meio famoso em outras bandas

E a Marvel ainda nem pertencia à Disney.

Antes da derradeira parte, vêm o bônus mais romântico de 1993: O passeio de tapete com Jasmine.

"OLHE JASMINE, TUDO ISSO QUE O SOL TOCA É O SEU REINO. NEM SEI PORQUE TO FALANDO ISSO PRA VOCÊ."

Agora já estamos no castelo do sultão ou do Jafar, sei lá. Está quase na hora de encontrar o maldito, dar um pulo acertar bem no meio da sua testa.

Pena não ser tão fácil devido ao fato do calhorda estar voando.

Este foi um dos jogos que tive o grande prazer de portar o cartucho e zerar inúmeras vezes da minha infância, só fico triste pelo fato de ter emprestado pra alguém e NÃO ME LEMBRAR até hoje pra quem foi. No mais, espero ter despertado a curiosidade, junto à Srta. Laís, para se não os dois, pelo menos uma das versões desta bela obra da geração 16bit.



Câmbio e desligamos!

4 comentários:

  1. por favor, façam mais posts juntos. grata.

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  2. cara, achei que só eu gostava desse jogo.

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  3. FIZ ESSE POST NASCER!!!
    Ok, não - mas presenciei a frustração de Lalá jogando a versão do Mega Drive a.k.a Genesis enquanto jogava a versão do SNES.
    Nem preciso dizer o quanto me fodi jogando isso quando pequeno, tenho trauma da fase da lava até a presente data.
    Excelente post, apoio Gabi e Blowjob e ainda deixo uma sugestão: a série de Disney's Magical Quest pra SNES.(BEWARE: Rage Quit é comum nessa coisa linda)

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