12 de julho de 2012

O Dia Que Eu e Meus Comparsas Fomos Ao PROJAC

Há semanas atrás - confesso que não me lembro da data, só dos detalhes da viagem - eu e mais alguns amigos fomos sorteados por um professor de uma de nossas disciplinas para ir ao PROJAC, o enorme centro de produção da Rede Globo.

Nesse Vou de Táxi, contarei a vocês a nossa experiência dentro dos estúdios na companhia do nosso guia  adorável, com direito a fotos e a descrições detalhadas (no meu ponto de vista, devo ressaltar. Cês escolhem se confiam ou não. Risos)!





VEM, GENTE, CLICA NO CONTINUE LENDO



Eis que depois de uma viagem de quase três horas até o famigerado Rio de Janeiro, nos deliciando com a vista cheia de água e a sonora cheia de funk, chegamos ao PROJAC. Logo na entrada, fomos agraciados com essa visão arrebatadora:


~~*~~SEU PRÍNCIPE~~*~~

Rapidamente, minha amiga Rafaela me explicou que este era um rapazote que interpretava um cantor famoso na novela das sete e eu compreendi o porquê do caminhão (e parei de achar que tinha atores com ego tão grande pra ser levado de um lado pro outro nesse veículo. Desculpa, cara, julguei errado).
Entre os suspiros das moçoilas e o molejo de nossa van, finalmente estacionamos e seguimos para o nosso primeiro compromisso lá dentro - que era o mais esperado de todos...

SIM, ELE...

O MEU

O SEU

O NOSSO

COFFEE BREAK


lógico que esse era o momento mais esperado

Logo ali, em cima da mesa, dá pra vislumbrar um cadinho do mapa do PROJAC. Ele é muito, mas muito mais gigantesco do que eu pensava - é praticamente uma cidade. Por lá circulam milhares de pessoas, existem vários estúdios onde se gravam as novelas, as séries e os programas, além das cidades cenográficas, da fábrica de cenários, do depósito de cenários e figurinos, dos diversos camarins e de um acervo enorme.

Juro. Dá medo.

Assim que nós saímos do Coffee Break e tivemos nossa pequena palestra com o nosso Guia Adorável, demos de cara com o lugar aonde são fabricados os cenários das produções. Era bem movimentado e tinham "construções" por todos os cantos. O melhor de tudo é que, quando terminavam, todo o cenário era "desmontado" - como se fosse um brinquedo gigante - e transportado de um lado pro outro nos estúdios. Um quarto inteiro cabia em um espaço mínimo.


Algumas partes do galpão enorme onde são produzidos os cenários. As árvores e casas não eram nem um pouquinho reais, e ainda assim pareciam mais verídicas do que a cara de 95% das meninas que vocês verão na balada esse fim de semana (ou, aos que ficarão em casa, do que os gráficos do jogo de sua preferência)


Andamos um bocado, o Guia Adorável nos mostrou alguns artefatos que pareciam de verdade, mas eram de mentirinha - como, por exemplo, telhas de casa que tinham a consistência de um papel mas que pareciam, mesmo, telhas de verdade. (Eu construindo frases maravilhosamente bem)


tipo isso

Depois, alguns de nós quase saíram no tapa pra poder andar num daqueles carrinhos que parecem os de campo de golfe (sabe, aqueles que sempre vemos no Vídeo Show) para irmos até a próxima atração: Figuração.

muitos chapéus
muitos sapatos (segura, meninas)
roupas até perder de vista
manequins dos últimos personagens mais "icônicos" - no caso, da novela das oito que tinha terminado fazia pouco tempo
uns figurinos que até Deus duvida
Guia Adorável mostrando o figurino do Meu Segundo Personagem Masculino Preferido de Todos os Tempos da TV Brasileira: AGOSTINHO CARRARA (vocês nem perguntaram, mas CLARO que o primeiro é o Rui de Os Normais)

Depois de sairmos daquele paraíso refrigerado onde se guardavam os figurinos, fomos pra um dos meus lugares favoritos da viagem: O GALPÃO DE EFEITOS ESPECIAIS!!!!!!!

se liguem na arte apocalíptica logo na entrada

Lá, nos apresentaram principalmente os objetos de cena que pareciam ser feitos de materiais resistentes, mas que davam pra serem quebrados com um soquinho de nada.

Aí, é claro, resolvi filmar o senhor que trouxe um suposto "vidro" que um de nós poderia tentar quebrar. Eis que o resultado é o vídeo abaixo:




Reparem na minha voz de desespero falando "AMIGO, AMIGO, AMIGO, AMIGO!!!!!!!!!!!!" pro rapaz que se voluntariou pra quebrar o vidro - e que eu, não fazendo ideia disso, achei que estava tentando se posicionar e ficando na frente da minha câmera.

Tem uma hora que eu até falo "GENTE?" indignadíssima com o fato dele não se mover e tento enxotar o pobre homem, pra segundos mais tarde ele quebrar o vidro e eu ficar lá, estupefata.

E, por último, um outro rapaz, que meu amigo Augusto identificou como o Guia Adorável, falando no final "VOU EXPULSAR ESSE RAPAZ DAQUI, ELE É MUITO DESTRUTIVO", na vibe Zorra Total. Abraço pra essa figura. E um outro abraço pro rapaz voluntário do vídeo! DESCULPA O INCÔMODO! RISOS!

Saímos desse galpão maravilhoso e seguimos para os estúdios de algumas atrações da Globo; no caso, A Grande Família e a novela atual do horário nobre, Avenida Brasil.


não preciso nem dizer que fiquei com OI OI OI na cabeça por cinco mil anos, não é mesmo

Guia Adorável mostrando o mapa de alguns cenários

passeando nas casas da Grande Família

Pastelaria do Beiçola e Carrara Táxis Carrara, vejam vocês

meu amigo Augusto extasiado, correndo na casa do Tufão, da novela Avenida Brasil


Alguns cenários da mesma novela



Por hoje é só, pessoal - espero que vocês tenham se divertido com o relato tanto quanto eu e meus companheiros nos divertimos lá, conhecendo esse lugar impressionante e presenciando momentos marcantes como, por exemplo, passar perto do Bial andando com suas papetes! 

Um agradecimento especial ao professor Eduardo Leão, responsável pela nossa disciplina de TÉCNICA EM TV e que nos proporcionou a viagem e a visita (prometo que te passo todas essas fotos quando voltarmos da greve! JURO!). Abraço em todos os meus amigos que estavam lá comigo e fizeram esse dia ser uma lembrança inesquecível (ESPECIALMENTE a viagem de volta!): Augusto, Erika, Laura, Leonardo, Lucas, Monise, Pedro, Rafaela e Vaninha!




Câmbio e desligo!

9 comentários:

  1. Rindo desesperadamente com a simples palavra "molejo" em alguma parte aí do post. UIASHDUIHSAUDIHASUDHIAUSHDSA Te amo, Laís!

    ResponderExcluir
  2. AAAAAHAHAHHAA ZÉ LINDO! Amo-te de volta!

    ResponderExcluir
  3. Queria falar sobre a capacidade de te transformar em uma estrela que esse PROJAC tem. Eu apenas fui eu mesmo e apareci em várias fotos e bem importante, como todos puderam perceber. Gostaria de deixar meus contatos: Rua...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, Laís linda. Que mais experiências assim venham. Renderão mais posts.

    ResponderExcluir
  5. aaaaah adoooorei!!! A volta foi a melhor parte HUASHAHAHS'



    Monise

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, o passeio foi super bacana. Parabéns Laís!

    OBS: Ainda tô com o OI OI OI na cabeça até hoje. SHIAHSIHASHAS'

    ResponderExcluir
  7. Não sei se tô mais emocionada porque estive na Globo... ou porque tô no We Like Nerds. hihihi Adorei, Laísinha!

    ResponderExcluir
  8. Você faz que curso? Em que universidade?

    ResponderExcluir
  9. ¿Vocé puede decirme, por favor, dónde se ubica la mansión de Tufao en la novela Avenida Brasil?

    Muchas gracias :)

    ResponderExcluir