26 de setembro de 2011


Fé em cores

Boa tarde senhoras e senhores do nosso Brasil em tempos de Rock in Rio. Tô aqui hoje pra deixar o dia de vocês um pouquinho mais colorido com uma das manifestações mais bonitas que eu já vi: o festival Holi.





O Holi acontece anualmente na Índia (e em outros países com grande população Hindu) para comemorar a chegada da Primavera e a vitória do bem sobre o mal. Essa vitória faz referência ao vaidoso Rei Hiranyakashyap, que queria a veneração de todo seu reino. Seu filho Prahlad, no entanto, resolveu adorar outra figura, o Lord Naarayana. Enciumado, o Rei combinou com sua irmã Holika (que tinha o poder de não se queimar) que ela entraria com o sobrinho na fogueira para matá-lo, mas ela não sabia que seu poder era anulado quando estava acompanhada no fogo. Lord Naarayana, a entidade adorada por Prahlad, reconheceu a bondade do menino e o salvou. Daí a história do bem vencendo o mal.






A ideia de que as pessoas devem jogar cores umas nas outras durante a comemoração faz referência e celebra outra história Hindu: a do amor entre Radha e Krishna e o lançamento das cores ao vento como forma de expressá-lo.






Provavelmente a parte mais bonita do festival é o esquecimento da hierarquia de castas e das diferenças religiosas. Na festa, todos se divertem, bebem, comem, dançam, colorem o corpo e por um dia esquecem e escondem as tristezas e diferenças sob essa linda guerra de cores.


Vídeo feito no Holi de Utah, Estados Unidos (abraços virtuais pra quem quase chorou também)


Mais fotos aqui, aqui e aqui.

(Desculpa pela quantidade de fotos, mas isso é um Arte em Pixels, after all.)

4 comentários:

  1. Um dos melhores e mais marcantes posts que já li aqui no WLN...Fascinante!!!É uma pena que não consigo imaginar um festival desses aqui no Brasil,sem uma briga,um arrastão,ou uma escola de samba comandando a galera...triste....Mas confesso que se rolasse,eu afria o possivel pra ir...(se fosse em JF então...)Mas parabens aí pelo post...(E pelo abraço virtual também,rs)

    ResponderExcluir
  2. WLN também é cultura.
    Adorei muito.

    ResponderExcluir
  3. muito legal. adoraria ir, rs
    abraços virtuais e telepáticos pra todos.
    @hugaoz

    ResponderExcluir