De todos os conceitos da Mecânica, de Eletricidade e Física Moderna, de Química Orgânica, Inorgânica e Físico-Química e claro da Biotecnologia, Engenharia Genética e Biologia Básica usados nos enredos de ficção científica, nenhum é mais paradoxal e menos trabalhado, talvez por isso, do que o experimento do Gato de Schrodinger.
O Gato de Schrödinger é um experimento mental desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termo Verschränkung. Traduzindo, entrelaçamento.
Depois de toda essa explicação física, que eu e muitas pessoas nesse planeta, apesar de entenderem minimamente do assunto, ainda o acham de uma complexidade sem tamanho, tentarei dar um exemplo de como a hipótese do pobre felino pode ser trabalhada no universo Sci-fi, sem ser totalmente inviável e sem dever nada para o Teletransporte, para as naves espaciais e também para as aranhas geneticamente modificadas.
Levemos em consideração o que o autor de mangás Kohta Hirano imaginou para o Gato de Schrodinger. Em sua obra Hellsing, Kohta trabalha a hipótese de que se um ser vivo e pensante, no caso o personagem Schrodinger (Sim, neste caso não há coincidência, o mangaka batizou seu personagem em total referencia ao físico), tem consciência de si mesmo, ele pode estar em qualquer lugar e em lugar algum. Tudo depende do evento precedente. Como não há maneiras de saber o que precedeu o que, em especial em Hellsing, toma-se um evento aleatório qualquer como evento zero. Aquele precedeu todos os que cronologicamente vieram depois.
Espero ter ajudado mais e embolado menos as cabeças da galera, mas cá pra nós, os gatos que se cuidem, pois se depender das mentes nerds mundo afora, teremos muito mais loucuras envolvendo gatos, Vulcanos, sabres de luz e criaturas exóticas de mundos paralelos do que se imagina.
Até a próxima, e lembrem-se: A Força estará com vocês. Sempre.
Mariana Mello é mordomo, universitária de Jornalismo, escritora amadora, Nerd, súdita e grande fã de Sci Fi.
Gostei da esplicação,me deu vontade de ler Hellsing *-*
ResponderExcluirGostei da explicação,deu vontade de ler Hellsing *-*
ResponderExcluir