3 de julho de 2010


HOLA MUCHACHOS! Para quem não sabe, a nossa linda, maravilhosa e contemporânea coluna “Para o seu governo” (cujo nome eu não lembro se fui eu que sugeri, o que provavelmente NÃO foi, porque é um nome muito bom) foi feita para manter você por dentro das notícias que estão pipocando no Brasil e no mundo. Não que a gente ache que você já não as conheça, caro leitor; o nosso intuito é só mostrá-las pra você sob o nosso ponto de vista nerd.

Então, veja bem: Se eu perguntasse pelas ruas “Hey camarada, o que é que tá acontecendo ultimamente?”, certeza de que 99,9% das pessoas responderiam “Copa do Mundo!”

Não que eu ache errado gostar de Copa do Mundo. Eu mesma adoro, mesmo que isso seja considerado não muito nerd-alike (agora, se você curte vuvuzelar, aí sim, amigo, nós temos um problema). Acho que distrai, anima e traz um pouco de alegria ao nosso país - o necessário é só saber dosar isso para que nem toda Copa do Mundo obedeça a querida política do Pão e Circo. Agora, veja bem: Eu, que sou eu, e não sou a maior fã de futebol que existe - só uma singela simpatizante -, fiquei assim depois do primeiro gol da Holanda ontem:




E bem assim depois do segundo:






Conclusão? Estando no país que estamos, escapar da Copa é inevitável. Ainda mais essa, que contou com o apoio incondicional dessas trombetas do apocalipse que são as vuvuzelas.

O problema dos meios de comunicação em época de Copa é que eles nos fazem ter essa impressão errônea de que é só isso que está acontecendo no mundo inteiro. Você liga a TV, notícias da Copa. As capas dos jornais e das revistas, todas sobre a Copa. Na rádio, locuções sobre os jogos da Copa. Até a fofoca entre a sua mãe e a vizinha é sobre como um jogador da Copa é uma gracinha. Admito: agora, com a derrota da Seleção Brasileira e a sua saída da Copa, as coisas vão amansar. Mas fica aqui a lição para as outras - principalmente a próxima, que será aqui, em terras brasileiras -: como diria meu professor de História, não acredite que o mundo pára em função da Copa.

Exemplos? Que tal o fato de que, atualmente, a chuva está castigando todo o Nordeste brasileiro, principalmente Alagoas, que está precisando da nossa ajuda e atenção? E, melhor ainda: Sabia que durante a época da Copa, o Senado se mobilizou rapidinho para aprovar um aumento de 18% no salário para servidores do Poder Executivo? (pode clicar nas palavras em verde, pois elas têm links diretos que dão acesso à essas notícias. Podem confirmar pelas datas que elas são recentes, meus caros amigos nerds.)

Espero ter contribuído para vocês de alguma forma com esse post! Esteja à vontade para contribuir também nos comentários, se você souber de mais alguma notícia relevante (porque eu já sei várias irrelevantes, tipo o fato de que ACABOU O CHOCOLATE AQUI EM CASA).

Câmbio e desligo!


por Laís.

3 comentários:

  1. Seu texto foi otimo! =)
    obrigado por escrever =)

    YEAH /o/ viva o pao e circo e manipulacao midiatica.
    Alem de toda a barulheira das vuvuzelas que param o pais ainda vamos ter que arcar com grande parte dos custos de sediar uma copa, sem termos a minima condicao de suprir as necessidades basicas do povo (assim como na africa, mas em diferente escala)

    ResponderExcluir
  2. Trombetas do apocalipse ISAHSASASAOHSASOHIA Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso o texto!
    temos mesmo que nos importar agora com problemas mais relevantes...

    Tipo, sei que o nordeste sempre reclamou de seca e agora tá reclamando de barriga cheia (brinks), mas é sério... vamos colaborar com o pessoal. Tem várias instituições colaborando e levando coisa pra lá.
    Vamos fazer do país do futebol, um país da solidariedade (acho que é de alguém essa frase, e não minha...)

    ResponderExcluir