30 de junho de 2010


Olá pra vocês, nerds. 
   Para a estreia da coluna Vide, fiz uma seleção de clipes que vocês têm que ver, agora. São estilos musicais diferentes, e talvez vocês nunca tenham ouvido falar em algumas bandas ou músicas que estão por aqui, mas todas elas têm algo em comum, pois fizeram um clipe decente. Quem nunca se encantou por uma música porque seu clipe chamava a atenção ou tinha uma história legal? Então, vamos lá.
   Não vou seguir uma ordem de preferência, mas começarei pelo meu preferido, que está na lista de melhores clipes de quase todas as pessoas também. Ele mostra o que uma ideia boa, uma câmera, esteiras de malhação e paciência pra filmar 17 vezes seguidas podem ganhar: um Grammy, um YouTube Award e mais de 50 milhões de exibições em quatro anos. Combinado com um refrão que fica na sua cabeça o dia inteiro, o nosso primeiro clipe é “Here It Goes Again” da OK Go. 



   A banda seguinte era totalmente desconhecida por mim até duas semanas atrás, quando achei esse clipe. Eu nunca tinha visto algo sequer parecido com essa ideia de um monstro gigante feito de lã arrancar uma parte do corpo do vocalista, quem também é feita de lã. Engraçado e bem pensado, com uma música de vocais extremamente rápidos, esse clipe foi nomeado em quatro categorias no MTV Music Awards. Dirigido por Michel Gondry, que já fez vídeos para  Paul McCartney, The White Stripes, The Rolling Stones, Foo Fighters e outras bandas e cantores (as) conhecidos, “Walkie Talkie Man”, por Steriogram. 

   Apesar de ser bem pequeno, nosso próximo clipe é uma coisa muito fofa. A maioria dos vídeos da “Nevershoutnever!” é assim. Passa uma mensagem bem legal, sendo simples e chamando a atenção.  “On the Brightside”:


“You're only as tall as your heart will let you be, and you're only as small as the world will make you seem.”

   Mudando de estilo musical totalmente, o clipe de D.A.N.C.E da banda Justice também é um dos meus preferidos. Essa música é toda feita com referências ao Michael Jackson, o grande ídolo da banda. Durante a letra, vários nomes de músicas da carreira do cantor são citados, como “Black or White”, “Workin’ Day and Night” e “ABC”, da época do Jackson Five. Ótima ideia com uma música que te faz bater os pés no chão em seu ritmo. 

   
   O vídeo de “Can’t Stop Feeling” da banda Franz Ferdinand, foi filmado na cidade natal dos integrantes, Glasgow. Não tem grandes efeitos ou uma história toda elaborada, mas o jeito como eles “empurram” as cenas fazendo coisas diferentes é bem criativo. 


   Vocês provavelmente já viram o próximo clipe, da banda Coldplay. Ele foi todo filmado em stop motion com Chris Martin deitado no chão fazendo movimentos em desenhos feitos a giz. No clipe ele é um super-herói e passa por várias coisas para conseguir salvar uma mulher em perigo. O vídeo de “Strawberry Swing” foi dirigido pelo grupo Shynola, e vocês podem ler uma entrevista em inglês que eles deram falando sobre o clipe clicando aqui e depois em “Shynola - 23.7.09” 



   O vídeo de “Coffee and TV” da banda Blur, é um dos mais conhecidos. Vocês se lembram daquela garrafinha de leite muito fofa chamada “Milky” que passa por mil coisas? Então. Essas caixinhas são usadas em alguns países para estampar fotos de pessoas desaparecidas, e é justamente isso que acontece. “Milky” vê uma família chateada no começo do vídeo e sai para procurar o desaparecido, que é justamente o guitarrista da banda, Graham Coxon. Esse vídeo foi lançado em 1999, e ganhou um New Music Express (NME) por melhor vídeo e um MTV Europe Award. Veja-o e sinta vontade de ter um Milky de estimação pra você.

   Sinto muito, mas terei que repetir uma banda. A culpa não é minha se eles vivem fazendo vídeos legais. Ontem esse clipe passou no MTV Lab Matinal e eu tive que sentar e assistir pelo menos um pedaço, porque eu acho ele genial. O “This Too Shall Pass” é feito com uma máquina chamada “Rube Goldberg Machine” que faz uma sequência de movimentos com diversos objetos, e para isso a banda chamou um grupo de engenheiros chamado “Syyn Labs”. Segundo o grupo, o pedido feito foi de que “a máquina deveria sincronizar com as batidas e a letra da música e ser filmada em uma sequência só.” OK Go mais uma vez com um vídeo incrível. 



Clique aqui para ver o behind the scenes.
   
   Nosso próximo vídeo é daqueles que faz as meninas suspirarem. Como se já não bastasse a letra linda (pra variar) dessa música da banda Plain White T’s, o vídeo é mais lindo ainda. Dirigido por Mike Venezia, “1, 2, 3, 4” mostra o vocalista da banda, Tom Higgenson, em um frio do caramba caminhando, cantando e seguindo a canção descobrindo a história de diversas pessoas. 





"Dale-Ann and Daniel, met at a country music festival. She hates country music. Dating one year."
"Gabriel and Michelle, brother and sister and looking for a place to get drunk."

   Depois dessa seleção de muito sacrifício dos melhores clipes que, pelo menos eu já vi, eu quero a opinião de vocês. Qual é o vídeo que ocuparia o 10° lugar desse post? Deixem suas ideias! :)


Por Laura.

2 comentários:

  1. Nossa, achei bem legal o clipe da Emma! A banda é boa né?
    ;D
    Muitas dúvidas para o 10º lugar... mas gosto de Hurt do Johnny Cash (clipe do último disco, que saiu um pouquinho antes de ele e da June morrerem =/)

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a seleção.

    Gostei do 1° lugar: “Here It Goes Again” da OK Go. Realmente ficou muito bom o clipe.

    Os clipes do Franz Ferdinand e do Coldplay tb são mto bons.

    E o 10° clipe eu coloco "Thriller" do Michael Jackson (não por ser bom e sim por ser um marco na história do videoclipe mundial).

    É isso.

    ResponderExcluir