8 de junho de 2010


Hey there! Não é preciso dizer que hoje tudo na nossa vida tem uma ligação com tecnologia. O WLN que o diga. Por isso (e pela influência de um amigo meu que diz que tudo é engenharia), eu decidi apresentar-lhes hoje uma das profissões do futuro: Engenharia de Telecomunicações.
Ok, apresentações feitas, vamos ao que nos interessa. O que faz um engenheiro de telecomunicações? Segundo o Guia dos Estudantes, o profissional dessa área é responsável pela operação, criação e manutenção de sistemas telecomunicações. Para quem não sabe, os sistemas de telecomunicações são formados por cabos subterrâneos, redes de transmissão de imagens e informações, e mais alguns outros subsistemas ( falando em termos técnicos) como os de vídeo, som e luz.
A faculdade de Engenharia de Telecomunicações dá ao profissional uma base extensa na área elétrica e ainda apresenta matérias como física, química, matemática, informática e desenho. O bom profissional, portanto, deve gostar de números, ter bom raciocínio lógico e, acima de tudo, facilidade em adaptar-se com toda e qualquer forma de tecnologia. Em algumas universidades o curso é oferecido como habilitação na faculdade de Engenharia Elétrica e, em todas, tem duração de cinco anos.
A pergunta que não quer calar: onde trabalhar? Pois bem, segundo o Instituto Nacional de Telecomunicações, as oportunidades de emprego cresceram 30 % esse ano se comparado com o ano de 2008. As maiores oportunidades, como na maioria das profissões ainda se encontram no eixo centro-sul do país. As áreas que mais abrem vagas no país são aquelas ligadas à produção de aparelhos conversores do sinal de TV, já que o sinal digital está sendo instalado no país e demanda de vários profissionais. O maior pólo, nesse segmento, se encontra no Vale da Eletrônica, sul de Minas Gerais. Outro segmento que requisita trabalhadores é o de telefonia móvel. Além de vagas nas operadoras, fábricas com Siemens e Nokia requisitam especialitas para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.
O salário inicial é de R$ 2.500 em empresas privadas e em cargos públicos pode chegar a R$ 5000 inicialmente. Logo abaixo você encontra um vídeo sobre a profissão e um teste para saber se você, realmente, deve ser um Engenheiro de Telecomunicações. Boa sorte!






Clique aqui para fazer o teste.


Por Mariana

2 comentários:

  1. Gostei muito do curso! Não seii se tem na minha cidade =(
    Muito boa a coluna. Gosto sempre das que a Mariana escreve (como se eu conhecesse né??hehe)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post Mariana!
    Eu trabalho nessa área.
    Apesar de fazer faculdade de Letras (opostos né? Mas existe doido p tudo!!).
    Amo meu curso, e tenho planos de seguir o caminho das Letrinhas.. nada de ser professor NOT!!!!!!!! Mas na parte da tradução. Bom.. mas voltando a Engenharia de Telecom (como chamamos na área).. trabalho em uma empresa de telefonia em JF e adoro o que faço.. é interessante, intrigante, coisa de doido (tme que gostar meeeesmo).. cabos, redes, internet, telefone, acessos, reparos, contruçao, fibra, viabilidade etc etc etc. Tudo o que sei eu aprendi com engenheiros de Telecom dessa empresa...penso futuramente em fazer a facul, mas são planos futuros. A questão do salário que vc falou pode ser bem diferente.. bom, se tratando de rede privada (que é a que eu trabalho), inicial pode ser de 700,00 até 9.000,00. bjos

    ResponderExcluir