11 de abril de 2013



  Oi gente, boa tarde! Então, eu vou começar esse post de uma maneira meio chata, mas queria que cês me acompanhassem, tá? Preciso falar de um conceitozinho pra que vocês entendam a nossa Vitrola de hoje, último (finalmente!) post especial sobre o Lollapalooza. Vamo lá. 
   Pois bem, na minha faculdade de jornalismo, com meu genial professor Burla, aprendi o que representa a  expressão latina "Hic et Nunc" na interpretação do Walter Benjamim. Se você não conhece esse senhor, tudo bem. Fica aqui comigo e foco na expressão. Pro Benjamim, toda obra de arte tem um "Hic et Nunc", um "aqui e agora", que vai dar algo de especial a ela. A sua aura, podemos dizer. E por que isso acontece? Porque ela foi feita num determinado momento, pelo esforço pessoal de alguém. Isso quer dizer que quando a obra de arte é reproduzida de alguma forma (em um livro, por exemplo), ela perde a sua aura. E como encontrá-la? Quando você vai ao museu, ou seja lá onde a obra está, e a contempla de perto. Só assim você vai senti-la realmente.
   "Mas pra que cê deu essa viajada toda, Laura?"

Porque eu acredito que músicas são obras de arte. Não acho que, assim como acontece com as pinturas, elas percam totalmente a sua aura se ouvidas em casa ou em qualquer outra situação, mas quando você vai a um show e a escuta ao vivo... Ah, meu amigo. Você vai sentir. Você vai saber do que eu tô falando. E a nossa Vitrola do Lollapalooza é exatamente sobre isso: as melhores músicas que ouvimos e sentimos ao vivo no festival.  Vem com a gente:



LAÍS
Of Monsters and Men - King and Lionheart


Se tem uma coisa que eu to aprendendo com essa playlist é que não tem vídeo que se compare aos momentos que a gente viveu (dããã~~aããã, Laís) - o som não é o mesmo que a gente lembra, o coro de pessoas não é tão forte, você não sente a chuva caindo de novo e você nem se importando. Mas se esse vídeo fanmade aí já é uma lindeza, imaginem o que foi ver ao vivo. <3

The Killers - All These Things That I've Done



Eu tava em dúvida entre colocar When You Were Young - a última do show, durante a qual euzinha quase enlouqueci - ou Mr. Brigthside, a primeira música que quase me matou do coração.
Acabei jogando isso pro alto e escolhendo All These Things That I've Done porque, além de ser uma das minhas músicas preferidas deles, é INESQUECÍVEL ao vivo, e foi durante ela que aconteceu um dos momentos mais memoráveis pra mim - na versão ao vivo, na hora que na versão da música de estúdio começaria a cantar "I got soul, but I'm not a soldier", a banda dá uma parada pra um solinho rápido. Mas a plateia teimou em cantar os versos mesmo assim e foi arrepiante. O Brandon ficou empolgado e até quis repetir o coro no final da música (sem contar que ele passa a porcaria da música sorrindo. É SÉRIO. Dá play e tenta contar os sorrisos, I dare you!)

HUGO
Passion Pit - Take a Walk


No momento em que o refrão de Take a Walk tocava, todas as cabeças subiam uns 3 metros e voltavam. Quase me senti no clipe!

The Black Keys - Everlasting Light


Uma execução diferente de Everlasting Light com os agudos do Dan Auerbach que me cativou. O Black Keys mereceu seu lugar aqui nesse vitriola (e nos nossos corações) depois desse Lolla!

LAURA
Alabama Shakes - Hold on


Enquanto eu corria pro show do Alabama Shakes, já sabia que uma coisa muito foda me esperava. Comecei a ouvir a primeira música, "Hang Loose" ainda no meio do caminho e pouco depois que cheguei em frente ao palco, o início inconfundível de "Hold on" já acabou com o meu emocional inteiro. Perdi as contas de quantas vezes me arrepiei. A Brittany é um monstro no palco. Conseguiu, só com sua voz, pegar cada um dali no colo e cantar no ouvido. Quem tava lá e fez parte desse momento lindo sabe muito bem do que eu tô falando.

Of Monsters and Men - Little Talks


Se você não saiu do show do Of Monsters and Men se sentindo um bobo feliz, cê não tem coração. É difícil escolher uma única música do meu show preferido do festival, então que vá a que fez todo mundo pular e gritar "hey" debaixo de chuva, dividindo uma felicidade que de verdade, não cabia dentro do peito.
(Fiz um vídeo meu na hora dela, tá uma bosta, mas vale pela emoção: aqui)

ISA E MARIANA
Two Door Cinema Club - Sun


Sun é minha música preferida do Two Door Cinema Club porque ela tem esse poder incrível de me fazer dançar em qualquer lugar que eu esteja (mesmo que seja só balançando os pezinhos). E, além disso, tem esse refrão lindo que eu sempre canto berrando (imagina em um festival então?). Ponto alto do Lollapalooza 2013, sem sombra de dúvidas. - Isa

ISA
The Black Keys - Little Black Submarines


Até o momento em que essa música começou a tocar, eu tinha minhas dúvidas sobre o andamento do show do Black Keys. Olhei pro telão, vi o Dan trocando a guitarra pelo violão e arrepiei (sou brega assim mesmo). A força da música sobre o público é inegável e dá pra ver isso pelo vídeo. O momento em que a música passa da vibe lentinha pra vibe típica do Black Keys foi o instante em que a dupla me ganhou e eu passei a curtir o show de verdade.

MARIANA
The Killers - Read My Mind


GABI
Vanguart - Se tiver que ser na bala, vai
(botei o show todo porque não tem a música separada)


Quando você vê uma das suas bandas preferidas de todos os tempos tão pertinho quanto eu vi Vanguart e quando essa banda tem uma música tão poderosa que te faz bater o pé no mesmo ritmo dos seus gritos e quando seus gritos são tão altos que você tem certeza que, do outro lado do Jockey Club, podem te ouvir.


BRUNO
Queens of the Stone Age - My God Is The Sun

Josh Homme e cia. escolheram São Paulo e o dia 30 de Março de 2013 para o seu grande retorno aos palcos desde 2011. Com um álbum novo prestes a ser lançado, os caras me chegam aqui e ainda tocam essa inéditissima canção para amenizar a dor no peito do pé. 

 The Hives - 1000 Answers 


O refrão dessa música aí diz: "Give me 1000 chances and i'll get it right", mas nem precisou de tanto, os caras fizeram muito bem na primeira. Com certeza o melhor show do festival. Muita gente ao meu redor tava lá só esperando o show do Pearl Jam e ficou abobado com a qualidade desses carinhas que esse ano completam 20 anos de banda, com a formação original intacta. Palmas.

- - - - - - - - - - - - - 
Post grandão pra corresponder ao amor pelos nossos diazinhos de festival.
Até ano que vem, bonitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário