E
aí, seus enerdecidos? Tudo de boa com vosmecês? Tomara que sim. Sem mais
delongas saudantes, vamos ao que interessa.
Eu
já falei sobre a Alexz Johnson nessa mesma coluna, mas isso foi antes de ela se
tornar uma das artistas independentes mais bem-sucedidas de 2012. O quê? Como
assim “como assim”? Você nunca ouviu falar dela? Ora. Deve ser porque ela é
independente, não é mesmo? Já que você não sabe quem ela é, você pode clicar no
linkzinho acima OU prestar atenção no meu resuminho abaixo.
A
Alexz é uma cantora, compositora e atriz canadense com alguns trabalhos mais ou
menos notórios no currículo, como os papéis principais nas séries So Weird e Instant Star e em filmes como Premonição
3, Diário do Diabo e Stranger with My Face, além de
participações especiais em Smallville,
Scooby Doo 2 e The Listener. Como cantora, participou de várias trilhas sonoras
(incluindo as de séries em que apareceu como atriz) e assinou contratos com
grandes gravadoras americanas, como a Capitol e a Epic. Porém, foi liberada
prematuramente de ambos acordos; no caso da Epic, além de perder o contrato,
ainda teve engavetado um álbum que, vazado em 2011, foi considerado sua
obra-prima tanto por críticos quanto por fãs. Enfim, depois de tantas
desilusões, correu atrás de sua carreira musical independentemente, lançando Voodoo, em 2010, e sua versão remixada
por Demo Castellón, Reloaded, em
2011.
E
aqui chegamos ao início de nossa história: em 2011, depois de outra decepção
carreirística, decidiu vender tudo o que tinha e se mudar para o Brooklyn, em
Nova Iorque. Lá, com recursos limitadíssimos, gravou o EP Skipping Stone e um vídeo quase caseiro para o single de mesmo
nome, e lançou-os pela internet sem nem mesmo um contrato de distribuição. Começava,
finalmente, sua campanha do Kickstarter.
O EP Skipping Stone |
Para
quem não sabe, o Kickstarter é um daqueles sites em que as pessoas com sonhos
mas sem dinheiro podem lançar seus projetos e pedir aos fãs e/ou desconhecidos
que se interessam por doações e recursos financeiros, sempre em troca de alguns
presentinhos, como ligações no Skype, CDs autografados, nome nos créditos, etc.
Enfim,
a ilustríssima senhorita Johnson decidiu pedir 30 mil dólares para dar início a
sua tão antecipada turnê pelos Estados Unidos, já que, como uma artista
independente, dependia de feiras e shows gratuitos. No primeiro dia de
campanha, a meta foi atingida, e, ao final de três meses, eram quase 68 mil
dólares de doações. O resultado foi uma turnê incrível, registros do último
show (em Los Angeles) em CD e DVD (também produzidos com recursos limitados),
um documentário aguardado ansiosamente pelos fãs e o início do processo de
gravação do segundo álbum de estúdio de Alexz.
Além
de tudo isso, o sucesso da turnê e da divulgação “underground” alçaram a
cantora ao 12º lugar da parada de artistas “que não entram nas paradas”
(uncharted) da Billboard. Isso mesmo, a Billboard, a maior parada musical dos
Estados Unidos.
Se
você se interessou, pode ouvir abaixo o EP Skipping
Stone e assistir aos bem-dirigidos vídeos dos singles “Skipping Stone” e “Walking”.
Obrigado a todos que chegaram até aqui e até a próxima!
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