30 de dezembro de 2012

                E aí, seus enerdecidos? Tudo de boa com vosmecês? Tomara que sim. Sem mais delongas saudantes, vamos ao que interessa.

                Eu já falei sobre a Alexz Johnson nessa mesma coluna, mas isso foi antes de ela se tornar uma das artistas independentes mais bem-sucedidas de 2012. O quê? Como assim “como assim”? Você nunca ouviu falar dela? Ora. Deve ser porque ela é independente, não é mesmo? Já que você não sabe quem ela é, você pode clicar no linkzinho acima OU prestar atenção no meu resuminho abaixo.
                A Alexz é uma cantora, compositora e atriz canadense com alguns trabalhos mais ou menos notórios no currículo, como os papéis principais nas séries So Weird e Instant Star e em filmes como Premonição 3, Diário do Diabo e Stranger with My Face, além de participações especiais em Smallville, Scooby Doo 2 e The Listener. Como cantora, participou de várias trilhas sonoras (incluindo as de séries em que apareceu como atriz) e assinou contratos com grandes gravadoras americanas, como a Capitol e a Epic. Porém, foi liberada prematuramente de ambos acordos; no caso da Epic, além de perder o contrato, ainda teve engavetado um álbum que, vazado em 2011, foi considerado sua obra-prima tanto por críticos quanto por fãs. Enfim, depois de tantas desilusões, correu atrás de sua carreira musical independentemente, lançando Voodoo, em 2010, e sua versão remixada por Demo Castellón, Reloaded, em 2011.
                E aqui chegamos ao início de nossa história: em 2011, depois de outra decepção carreirística, decidiu vender tudo o que tinha e se mudar para o Brooklyn, em Nova Iorque. Lá, com recursos limitadíssimos, gravou o EP Skipping Stone e um vídeo quase caseiro para o single de mesmo nome, e lançou-os pela internet sem nem mesmo um contrato de distribuição. Começava, finalmente, sua campanha do Kickstarter.
O EP Skipping Stone
                Para quem não sabe, o Kickstarter é um daqueles sites em que as pessoas com sonhos mas sem dinheiro podem lançar seus projetos e pedir aos fãs e/ou desconhecidos que se interessam por doações e recursos financeiros, sempre em troca de alguns presentinhos, como ligações no Skype, CDs autografados, nome nos créditos, etc.
                Enfim, a ilustríssima senhorita Johnson decidiu pedir 30 mil dólares para dar início a sua tão antecipada turnê pelos Estados Unidos, já que, como uma artista independente, dependia de feiras e shows gratuitos. No primeiro dia de campanha, a meta foi atingida, e, ao final de três meses, eram quase 68 mil dólares de doações. O resultado foi uma turnê incrível, registros do último show (em Los Angeles) em CD e DVD (também produzidos com recursos limitados), um documentário aguardado ansiosamente pelos fãs e o início do processo de gravação do segundo álbum de estúdio de Alexz.
                Além de tudo isso, o sucesso da turnê e da divulgação “underground” alçaram a cantora ao 12º lugar da parada de artistas “que não entram nas paradas” (uncharted) da Billboard. Isso mesmo, a Billboard, a maior parada musical dos Estados Unidos.
                Se você se interessou, pode ouvir abaixo o EP Skipping Stone e assistir aos bem-dirigidos vídeos dos singles “Skipping Stone” e “Walking”. Obrigado a todos que chegaram até aqui e até a próxima!


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