2 de junho de 2012


Olá, amigos nerds! Inspirado pelo post da Laís sobre o Sonic (que você pode ler aqui), eu decidi dedicar um post a um dos jogos que marcaram a minha infância. Anos atrás, eis que surgiu minha tia com um computador, grande novidade nas casas naquela época (lá para os bandos de 1998), além de ser uma das máquinas domésticas mais poderosas daquele tempo. Era um Pentium 2 (letreiro escrito “risos” acende). E eu, com meros cinco anos, não tinha nada para fazer naquilo além de jogar. Entre os primeiros e os que mais marcaram, estavam Croc: a Lenda dos Gobbos e Tomb Raider, sobre o qual eu vou falar hoje.

                Tomb Raider foi lançado em 1996 pelos estúdios britânicos da Core Design, sendo um dos primeiros jogos totalmente desenvolvidos em 3D. Foi um sucesso imediato, colocando a Core no mapa e tirando sua distribuidora, a Eidos Interactive, do vermelho financeiro; vendeu mais de oito milhões de cópias pelo mundo e se tornou um dos jogos mais vendidos de todo os tempos. Muita gente atribui esse êxito à história interessante, aos quebra-cabeças inteligentes, à trilha sonora envolvente e à simpatia (e por “simpatia”, provavelmente incluem-se os peitorais 150 por cento maiores do que originalmente planejados) da personagem principal, Lara Croft, uma jovem arqueóloga britânica que viaja pelo mundo em busca de novas descobertas e acaba se encontrando em ambientes como Atlântida.
                Desde então, Lara tornou-se um “ícone pop”, sendo uma das imagens que vêm à tona quando se trata do “poder feminino” (apesar de algumas feministas considerarem a personagem apelativa demais ao público masculino e, com isso, sexista), até mesmo por ter sido a primeira protagonista mulher de um videogame de grande sucesso. Além disso, é um perfeito exemplo da evolução da tecnologia e dos gráficos, já que, a cada jogo, tem aparência aperfeiçoada e movimentos melhorados e expandidos.
 
                Como tudo o que é parte da cultura pop nessa vida, Tomb Raider está a caminho de seu SEGUNDO reboot; a primeira continuidade foi interrompida na sexta edição (que foi uma porcaria e um fracasso comercial). A segunda continuidade foi marcada pela mudança de estúdios, passando a ser desenvolvida pela americana Crystal Dynamics: a trilogia (que incluiu um remake do primeiro jogo) teve uma storyline marcante e bem-amarrada, assim trazendo a série de volta aos holofotes e ao sucesso comercial. A terceira continuidade, surgida com a finalização da história contada na trilogia anterior e com a compra e absorção da Eidos pela japonesa Square Enix, trará uma história mais dark e contará a nova origem de Lara Croft como a mulher forte e capaz de sobreviver aos mais adversos ambientes e situações. O novo jogo será lançado em 5 de março do ano que vem, como anunciado ontem (1º de junho).
                Para quem se interessou, aqui está o trailer do novo jogo:

                Enfim, não é à toa que um jogo como esse atinge níveis de sucesso tão grandes e continua sendo um dos símbolos de uma geração.
                Muito obrigado por ler até o final, uma boa semana para você! Ah, não se esqueça de enviar a sua pergunta de cunho amoroso para o nosso e-mail (welikenerds@ymail.com); logo mais você obterá sua resposta aqui, no WLN. Até mais!

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