
Olá, queridos leitores.

Fiquei alguns meses sem aparecer por aqui, mas as férias já acabaram (mentira, o castigo acabou e o notebook foi devolvido) e agora é hora de trabalhar. Risos.
Vamos falar de coisa boa então, né? Em meados de 1937, o célebre autor baiano Jorge Amado lançou uma de suas mais importantes obras: Capitães da Areia. Ambientado na Bahia da década de 30, o livro visava, acima de qualquer coisa, quebrar preconceitos. Jorge Amado sempre foi conhecido por usar temas polêmicos (mamilos) em seus livros e esse não foi diferente.
Retratando a vida de um grupo de crianças abandonadas na Bahia, os Capitães da Areia, de forma fiel a realidade, Amado se consagrou no meio literário como um dos maiores escritores do país.
O livro tem como personagens principais um grupo de amigos que, em suas particularidades, se encontram e enfrentam juntos a vida na forma como ela lhes foi dada. Gato, Volta-Seca, Sem-Pernas, Pedro Bala, Pirulito, Dora e Professor fazem o livro ter toda a vivacidade que ele apresenta para o leitor.
Pois bem. Pra melhorar, em 2011, estreou o filme baseado na obra de Jorge Amado, dirigido pela neta do autor, Cecília Amado .

Com trilha sonora de autoria do indicado ao Oscar, Carlinhos Brown, e uma fotografia sensacional , o filme é, em minha humilde opinião, a melhor adaptação cinematográfica feita até hoje. Correndo o risco de ser clichê, é como se todos os personagens tivessem realmente saído do livro e ido para as telas do cinema. Além de ser um ótimo filme, é uma lição de vida para qualquer um!
Hasta la vista, chicos.
Queria ver o filme :(
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir